Sobre o post abaixo: eu coloquei um link pra Livraria e Editora Saraiva, quando falei do Tristes Trópicos. Uma coisa que me deixou feiz quando vi essa página foi ver que o livro foi publicado no Brasil pela Cia das Letras. Quando eu o li, foi numa edição daquela bosta de Edições 70, de Lisboa: as páginas caindo aos pedaços, as fotos mal impressas, e o preço um absurdo. Mas aí vi que a edição brasileira não está muito barata também não, mas o que me chamou mais a atenção foi o fato de que o site avisa:

Previsão de Entrega*: Até 16 dias úteis para a Grande São Paulo1. Caso o produto não esteja disponível junto ao fornecedor, encaminharemos aviso por e-mail possibilitando o cancelamento do pedido ou prorrogação do prazo de busca.

Ou seja, um livro comprado online demora 16 dias úteis, quase um mês, para chegar na casa de um sujeito que mora na mesma cidade que a livraria. O Guide de l’epigraphiste me foi entregue pela Amazon francesa na Alemanha dois dias depois de ter sido encomendado. Seria revoltante se não fosse engraçado.