Limerick city é a capital do condado de Limerick, e a terceira maior cidade da Irlanda. a cidade em si é bonitinha, tem um castelo e uma universidade, mas normalmente o que faz com que ela apareça na imprensa é a criminalidade: o apelido da cidade é ‘stab city’. É a única cidade onde um herói nacional foi morto por ter sido confundido com outra pessoa (dá para imaginar os assassinos pensando ‘deve ser aquele cara, o rosto me lembra alguém’).

Recentemente a cidade voltou às primeiras páginas dos jornais, mas desta vez por um motivo bem mais positivo, apesar da controvérsia. O duo The Rubberbandits, dois caras que vestem máscaras de plástico e passam o tempo insultando todo mundo além de falando de drogas. Eles apareceram em um show de tv, Republic of Telly, que nem é tão bom assim, mas algumas semanas atrás lançaram o single Horse Outside, com um vídeo que se tornou um hit instantâneo no You Tube.

O vídeo é brilhante porque resume tudo o que existe de bom no humor irlandês: a profanidade, o sarcasmo, a auto-ironia. Os dois caras vão a um casamento, onde as damas de honra, bem vulgares, estão saindo com uns idiotas que tiram onda porque possuem carros – velhos, de segunda mão, mas são carros. Está tudo ali: a economia medíocre da região, a elite vulgar, o padre, etc. O vídeo atraiu grande controvérsia, por causa do refrão, ‘Fuck your Mitsubishi, I have my horse outside’, e porque eles ‘dão os dedos’ repetidamente (na Irlanda dar os dois dedos, ao invés de apenas o dedo médio, é um grande insulto). O vídeo também atraiu o apoio de celebridades no rádio e tv, que ajudaram a tornar o single o maior hit do natal irlandês.

Para quem quer ver mais, os Rubberbandits gravaram também um guia para quem for visitar a cidade de Limerick (aqui).